quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mudando de assunto, sera que podemos continuar falando sobre a mesma coisa?

Mudar de assunto (ou fugir do assunto) é uma arte. Sim, arte mesmo, exige um dom ou muito treinamento e esforço.

Desde aquela "mudada" de assunto cara de pau, até aquela discreta que é capaz de salvar um relacionamento.


Se eu fosse o tipo de pessoa que para pra estudar o comportamento e peculiaridades do ser humano(cof cof), eu iria dedicar algum tempo a esse estudo. O estudo da evasão argumentativa.

Apesar de não fazer o perfil "pessoa que estuda e analisa pessoas" o tempo todo(cof cof de novo), em alguns momentos do meu dia isso é inevitável. O engarrafamento, por exemplo.

No engarrafamento de hoje, lembrei de uma conversa de ontem. Uma conversa onde a fuga do assunto principal se mostrou tão evidente que achei que era piada.

Na ocasião eu ri.

Não era piada.

Fiquei com cara de idiota sem graça.

Fingi que cai na conversa fiada e deixei o assunto ser mudado. So minha risada ficou sem explicação.

Sabe quando a pessoa é extremamente cara de pau?

Tipo assim:

- Nossa, ela é linda!

- Aé?! Cê acha? Ela é mais bonita do que eu?

- ... (Tensão no ar) ... Não. Você viu que o Papa tava vestindo um chapéu estranho na missa que passou na TV ano passado?

E ai que eu me pergunto se isso não é uma afronta a inteligência da pessoa.

Não sei se é mais uma das minhas doenças mentais, ou se é com todo mundo, mas coisa comum na minha vida é ver gente mudando de assunto assim. Na cara de pau.

E não fique ai pensando que eu não faço isso. Eu faço sim. Eu também mudo de assunto e também sei ser incoerentemente cara de pau. Mas geralmente quando o sou tenho por objetivo ser desmascarado. Chamo isso de doce.

Mudo de assunto para que a pessoa possa se sentir a vontade para fugir dele se for desconfortavel pra ela continuar. E quando o faço na cara de pau é porque na verdade eu quero que ela fique no assunto e diga algo do tipo:

- Ah! Não vai mudando de assunto não!

Assim eu fico mais a vontade porque sei que dei a chance de a pessoa abandonar o tema e fico mais confortavel por ela não o ter abandonado.

Mas no geral a pessoa ou não percebe minha intenção ou se quer percebe que houve uma mudança no assunto, ou percebe tudo e prefere realmente não voltar a falar daquilo, seja aquilo o que aquilo for.

Entendeu?


Mas vou admitir uma coisa aqui, so entre a gente... Eu sou muito ruim na arte da fuga.

Sim, sou um câncer dessa arte.

Algumas vezes as pessoas me deixam a vontade e eu não penso, so falo. Nessas horas acabo por deixar "escapulir" certas coisas... Entro em um breve pânico, onde rezo para a pessoa não ter dado atenção e logo em seguida engato uma fuga. Geralmente em vão.

Ha também as vezes em que sem querer entro num assunto que ou me inibe ou me irrita. E é nesse momento em mostro toda a minha falta de talento:

- Você realmente fica incomodado com isso? Porque não faz sentido isso não é pra incomodar, essa coisa é assim mesmo e não vai mudar e você tem que se acostumar porque...

- Uhum. Reparou que agora eles colocaram câmeras nos ônibus?

Sim, eu realmente uso a pior desculpa. E a que menos faz sentido. Eu ajo como se fosse novidade uma coisa que ja esta tão velha e manjada como andar pra frente.



Conclusão. Sou bom em reparar quando mudam de assunto, mas sou péssimo quando é a minha vez de mudar.

E não sei explicar isso... Talvez porque hoje eu tenha atendido a um telefone onde eu deveria falar francês, mas na hora o francês simplesmente SUMIU da minha cabeça e eu acabei falando inglês.

Me toquei que isso era errado e que eu não sou bom em inglês e fui me desculpar e explicar e so no meio da explicação me dei conta que ainda tava no inglês e comecei a gaguejar e misturar inglês com francês e ...

Enfim. Mudei de assunto.




P.S.: Percebeu a piadinha do "Mudei de assunto"?
Percebeu que explicar uma piada é uma forma de desviar a atenção do ouvinte/leitor do objetivo principal?
Percebeu que eu tô mudando de assunto mais uma vez?

Alors, cette c'est ma heure... i gotta go... arrivederci

Um comentário:

Arth disse...

Será que só eu percebi que a idéia do texto era vc praticar sua "mudança de assunto"...?