O arquiteto é visto como aquele que projeta e entrega desenhos nas mãos dos engenheiros, mestres de obras e etc.
Poucos são os arquitetos que acompanham a realização de seu projeto e no fim das contas, o que vemos é o improviso. Nós arquitetos(ou futuros) somos uma espécie de alienados que ficam debruçados sobre pranchetas dia e noite sem saber como é o campo de guerra, ops, quero dizer, canteiro de obras. Enquanto os ingênuos arquitetos estão em casa sonhando em como o seu projeto e suas idéias foram ótimas, ele está sendo xingado até a sua última geração pelos pedreiros e mestres de obra e caçoado pelos engenheiros.
Afinal, qual é o papel do arquiteto?
Uma profissão que tenha uma comunidade no Orkut chamada “Arquiteto-mendigo” não pode estar bem, pode?
O que eu tenho percebido entre os estudantes de arquitetura é o seguinte: (lembrando que estudo numa faculdade particular, situada no reduto dos novos ricos)
A grande maioria entra na faculdade querendo ser um decorador, só que mais chique, mais culto, já que a faculdade de arquitetura dura 5 anos(gastar mais o rico dinheirinho do papai) enquanto design de interiores dura só 2 anos e meio. Os freqüentes discursos:
- Eu faço arquitetura porque eu gosto de desenhar, desde pequeno eu leio revistas de construção e decoração... etc
No começo da faculdade, ouvindo esses relatos emocionantes de “talento nato” pra arquiteto, eu me perguntei todos os dias se eu estava no curso certo. Afinal, desenhar não é lá a minha grande paixão, decorar ambientes então... nem se fala.
Eu gosto de concreto, madeira, tubos, conexões, aquele pandemônio fascinante que é uma obra...
Decepcionei-me quando entrei na faculdade e só me mandavam desenhar, desenhar, desenhar...
Foi aí que surgiu a luz! A definição de arquiteto:
Latim: Architectari
Grego: Arkhitékton = Arkhein(comandar, chefiar) + Tékton (carpinteiro, operário/obra)
Arquiteto= O artista que comanda a obra.
Bom, depois disso, eu pude me conformar com o desenho e até apreciá-lo... já que pra se construir precisa-se primeiro idealizar e pra transformar uma idéia em algo sólido é preciso representá-la graficamente. Ou seja, o desenho não é o trabalho do arquiteto, o desenho é uma ferramenta do trabalho do arquiteto que envolve uma infinidade de aspectos que são menosprezados pela maioria das pessoas. Ufa!
To be continued...
Isto é Música!
Há 5 anos